Uma das coisas que aprendi com a Comunicação Não Violenta é o quanto nossa linguagem pode ser traiçoeira, principalmente quando podemos ser embalados pelas manhas que a cultura nos oferece para isso.
Embalados nos dois sentidos mesmo: no de ficar confuso, ser trapaceado e no de disposição a simplesmente acompanhar um ritmo sem muita crítica.
Uma das armadilhas que mais acho interessante para se refletir é o conceito de recompensa ou premiação.
"Quem comer toda a comida vai ganhar chocolate de sobremesa." Ou então.. "O Fulano tirou dez na prova e por isso vai ganhar um vídeo-game!!"
Acredito que práticas como essa, de recompensar ou premiar ao outro, servem perfeitamente para que se estabeleça e se mantenha a relação de poder (internamente e externamente) onde, necessariamente alguns controlam e outros são controlados. Alguns, eu imagino, já devem estar pensando: "Mas isso é bom, pois serve como estímulo para que se busque o seu melhor desempenho!"
O fato de dizer que "se você fizer isso vai ganhar aquilo", não se difere muito de dizer, "se não fizer isso não ganhará aquilo".
No fim das contas significa apenas a manutenção de uma relação de poder sobre o outro, onde estamos controlando o ambiente de maneira a forçar as pessoas a se comportar da maneira como queremos.
A questão é que isso pode significar um ganho para ambos os lados, por um certo tempo. Mas ele sempre vai se desgastar e gerar competição, podendo levar a violência, dependendo de cada situação. Então? Será que vale a pena?
Além disso, acredito que o maior ônus para uma relação desse tipo é que ela se estabelece sobre algo passageiro e irreal e não em verdadeira conexão de um ser humano para outro. Muito pelo contrário, ela alimenta o afastamento de nossas humanidades.
Por conta disso, tenho vivenciado que quando consigo ser honesto e claro, minhas mensagens podem ter muito maior efetividade junto ao outro.
Sem promessas de recompensa ou punição. Sem manipulação ou jogos de poder. Sem truques, armadilhas ou prêmios. Sem coerção!!
A qualidade relacional que se alcança quando se faz dessa forma é incomparavelmente mais duradoura e verdadeira. Já que é capaz de olhar respeitosamente para ambos os lados e levar em consideração que todos têm liberddade de escolha. Por mais que nos frustremos em nossos desejos.
Ao escolhermos agir de uma forma ou outra que estejamos muito esclarecidos em relação às consequências de cada uma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário