"Encontre alguma coisa pela qual você tenha um sentimento muito forte. Apenas trabalhe com pessoas que você gosta. Se você tem que trabalhar toda manhã com seu estômago revirando é porque você está no negócio errado." Warren Buffett
Essa é a frase que li no site de uma revista de negócios, numa entrevista entitulada "Warren Buffett: o segredo do sucesso do bilionário". Gostei dessa frase dele justamente por ser de um homem em alta conta, mundialmente falando, em termos financeiros e também por trazer em sua frase a importância de sentir-se bem fazendo seu trabalho.
E o título da postagem é uma das frases de Marshall Rosenberg, quando ele diz não ter dúvidas sobre a possibilidade de fazermos as coisas somente por prazer.
E exatamente isso é que me enculca: o quanto vejo pessoas dissociando seu trabalho de prazer. Ouço mesmo algumas dizendo que se existe trabalho não pode haver diversão ou vice-versa. Algumas ainda reagem fortemente ao se tentar associar prazer e trabalho ou diversão e trabalho.
Porém, se nossas ações revelam o resultado de uma escolha feita por nós, com o emprego não poderia ser diferente. O que fazemos constantemente é lidar com a equação: "intenção + escolha + ação = resultados."
Digo isso porque ouço muitas pessoas dizendo: "Detesto esse emprego, mas é a vida, tenho que fazer isso." O que me parece ser uma frase que denota a impossibilidade de fazer uma escolha que me traga prazer e dinheiro como consequência!!
Em minhas pesquisas, tenho visto que as pessoas que chegam muito longe, seja no sentido em que for, estão muito alinhadas internamente. Ou seja, elas estão muito conscientes de que o que fazem é por sua escolha e também sobre quais resultados suas escolhas vão lhe trazer. O trabalho que fazem revela, antes de qualquer coisa, a personificação do sentido que encontraram na vida, e isso, como resultado, lhes gera dinheiro.
Assim, a pessoa que verbaliza essa frase: "Detesto esse emprego, mas é a vida, tenho que fazer isso." ignora os valiosos recados que o seu corpo e a sua mente lhe trazem como diz Buffett... "Se você tem que trabalhar toda manhã com seu estômago revirando é porque você está no negócio errado."
E bem, se o seu desejo é alinhar seus valores com seus pensamentos, a primeira parte é admitir como você tem feito o seu trabalho:você sente prazer na sua rotina profissional? A segunda parte seria, entender sua motivação para se manter ou sair desse trabalho. E a terceira, colocar sua escolha em prática.
Concordo quando falas que ha que se ter noção que as escolha somos nós quem fazemos.
ResponderExcluirMuitas vezes as situações da vida nos impõem certas tomadas de atitudes em espaço muito curto de tempo, mas por não ter tido o dicernimento necessário no pretérito qual caminho seguir.
Nós não passamos daquilo que escolhemos ser...
Eu concordo plenamente com o fato de que é preciso ter prazer no trabalho! Muitas pessoas dividem sua semana entre trabalho e lazer (prazer. Durante a semana trabalhar, fazer o que não se gosta, para ter dinheiro e no final de semana ter momentos prazeroros. Acho um grande erro! Uma frase do Hegel traduz isso bem "Não existe nada de grandioso sem paixão!" As pessoas só fazem algo realmente bom, se tem paixão por aquilo que fazem! No entanto, acho que é um pouco utópico só fazer o que se tem prazer, pois mesmo aquilo que mais gostamos envolve algumas funções que não gostamos tanto, mas que valem apena por estarem envolvidas com um trabalho que temos muito prazer.
ResponderExcluir