
(1) Cultive algum tempo, a cada dia, em silêncio, refletindo sobre como você gostaria de se relacionar consigo e com os outros.
(2) Lembre-se de que todos os seres humanos têm as mesmas necessidades.
(3) Cheque sua intenção para ver se você está mesmo tão interessado em atender às necessidades dos outros como às suas próprias.
(4) Quando você for pedir algo a alguém, cheque-se primeiro para ver se você está fazendo um pedido ou dando uma ordem.
(5) Ao invés de dizer às pessoas o que eu não quero que elas façam, diga a elas o que você quer que elas façam!
(6) Ao invés de dizer a alguém o que eu quero que ela faça, diga a ela especificamente qual atitude gostaria que ela tomasse para que isso possa ajudá-la a fazer da maneira como queríamos.
(7) Antes de concordar ou discordar da opinião de alguém, tente sintonizar com a pessoa, observando seus sentimentos e necessidades.
(8) Ao invés de dizer Não, diga qual necessidade sua está te impedindo de dizer Sim.
(9) Se estiver triste pense em qual das suas necessidades não está sendo atendida e o que você pode fazer para atendê-la, ao invés de pensar sobre o que pode estar errado com você ou com os outros.
(10) Ao invés de elogiar alguém que fez algo que você tenha gostado, expresse sua gratidão dizendo à pessoa qual das suas necessidades a atitude dela atendeu em você.
O Centro de Comunicação Não-violenta (CNVC) quer ver uma massa crítica de pessoas usando a Comunicação Não-violenta para que todas as pessoas tenham suas necessidades atendidas e resolvam seus conflitos pacificamente.
Retirado e traduzido do site: www.cnvc.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário