comunicação
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Seminário do Centro de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação
No dia 31 de Agosto tive a honra de poder participar de um seminário sobre violência de forma geral, em Vitória, Espírito Santo. De forma específica, o seminário tratou sobre pessoas que estão em situação de violência doméstica, discriminação racial e de orientação sexual.
A iniciativa da Prefeitura de Vitória - ES, foi um momento riquíssimo de reflexão e trocas. Pude ouvir um pouco mais sobre os trabalhos que tem sido feitos no Brasil nestes âmbitos.
Ouvimos pessoas que trabalham diretamente com a situação de violência diária e concluí que muito se faz por esta população.
Pessoas como o Psicólogo Eduardo, que trabalha no Instituto NOOS, no Rio de Janeiro, fazendo grupos reflexivos com homens autores e receptores de violência doméstica. Foi lindíssimo de ouvir sobre o trabalho e os insights que emergiram dessa apresentação. Para quem se interessa coloco à disposição o site do Instituto: www.noos.org.br
Nesse site pode-se encontrar muitas informações sobre a violência doméstica de forma geral.
Outra apresentação importante foi a da Psicóloga Maria Luiza, conselheira do Conselho Federal de Psicologia, que viaja o Brasil trabalhando com crianças e adolescentes em situação de violência. Explanou sobre leis, trabalhos pionéiros de vários tipos feitos pelo Conselho de Psicologia, visando amenizar a violência no país. Um dos mais interessantes que achei, foi o anúncio colocado em rádios voltados a pessoas com compulsão sexual por crianças, nos quais lhes era oferecida ajuda e orientação. Atitudes como essa, me parece, demonstram que estamos revendo muitos paradigmas, e isso me trouxe imensa satisfação.
A apresentação que fiz tratou-se do uso da Comunicação Não-Violenta no atendimento a pessoas vítimas de violência. Tentei apresentar algumas reflexões em torno do atendimento a essas pessoas e o quanto a comunicação pode construir ou destruir ainda mais. Falar para técnicos que fazem esses atendimentos, assistentes sociais, psicólogos, e militantes dessas áreas foi um desafio e tanto para mim, mas um tanto quanto prazeroso.
Tive uma recepção calorosa por todos em Vitória, bem como a estadia. Me foi muito grata a participação e aprendizagem.
Gostaria de passar, com esse post, um pouco do gostinho do que foi para mim, a participação nesse seminário.
Uma ótima semana a todos!!!!
http://www.vitoria.es.gov.br/secom.php?pagina=noticias&idNoticia=4320
(Copiando e colando o endereço acima você acessa a página da Prefeitura de Vitória e lê um pouco mais sobre o evento.)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário