comunicação

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Luz e sombra


Pra começar, eu gostaria de dizer que adoooro ver como nossa linguagem tem potencial. Poder mesmo, tanto para confundir, como para nos tirar da confusão. Mas o fato que não muda muito, de modo geral, é o estilo de raciocinarmos. Então podemos acabar nos confundindo, muito mais pelas palavras, do que pelo pensar em si. As palavras têm essa linda funcionalidade em nossas vidas, por vezes nos ajudando, por vezes traindo nossas intenções.

Ouvi dizer de uma pessoa que falou: “Eu estou achando muito legal que estejamos falando só do lado luz da vida. Mas pra mim, tudo tem um lado luz e um lado sombra. A morte, por exemplo, como fica nesse esquema da CNV? A morte é o lado sombra da vida.”

E, mais uma vez, caímos numa versão atualizada do esquema “bom ou mau”, “certo e errado”. “Lado luz e lado sombra” seria apenas outra versão para o mesmo jogo. Quem determina o lado bom e o mau? O certo e o errado? A luz e a sombra? Nossos julgamentos, nossas interpretações dos fatos.

A morte não é uma sombra para quem está há anos doente, de cama, sem poder andar, por exemplo. Talvez também não o seja para uma pessoa saudável e que tenha fé numa vida após a morte. Portanto, a morte atende uma necessidade nossa, ou várias. Qual seria? Arrisque-se a pensar quais seriam antes de seguir a leitura!!!

Renovação. Transmutação. Mudança. E por aí vamos.

Renovação é uma necessidade vital, queiramos ou não. Nossas células renovam-se a todo tempo, nossa pele, nosso modo de pensar, nosso peso corporal, nossas amizades, nossa situação financeira. Claro, a pele não vai ficar nova à medida que o tempo passa, mas vai se renovar no sentido de dar lugar ao novo formato.

Bem, se você vai gostar dessa mudança ou não, aí temos outra questão. Se você vai considerar lado luz ou sombra, depende do seu filtro mental. E sim, estou falando de questões orgânicas, mas aí também estão as questões de valores e princípios de vida.

O universo nos dá, a todo momento, a oportunidade de nos renovarmos, de morrermos um pouquinho. De crescermos para a nova chance, para a nova forma. Portanto, a morte, no meu ponto de vista, seja a física ou a simbolizada pelas várias mudanças sem retorno, nos dá espaço para respirar mais fundo e olhar mais longe.

Recicle seu conceito sobre a morte e tenha uma vida plena de necessidades atendidas!

Tenham um final de semana de luz! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário