Coloco esse post com uma necessidade urgente de apoiar a termos maior clareza no que diz respeito ao nosso poder (em ação) quando dizemos alguma coisa para nós mesmos ou para outros. Principalmente quando essas palavras descrevem um rótulo - os quais podem ser considerados negativos ou positivos por quem os recebe. Gostaria de relembrar a força da ferramenta que temos em mãos: nossa comunicação, nossa linguagem. Ela pode ter o efeito que desejarmos, mas para isso, é preciso consciência do que sai por nossos lábios a cada instante. Abaixo uma frase que achei super interessante e que descreve exatamente isso. Existe um método chamado Feldenkrais Method, que busca a consciência da linguagem corporal e verbal. Portanto, aí abaixo, uma frase do criador desse método:
"Cada diagnóstico em palavras inibe o cérebro de pensar por si. Se as palavras dizem 'incurável' a situação não será mudada por simplesmente dizer 'curável.' Mas se você usa sua habilidade sensorial para olhar, aprender, ouvir e tocar você encontrará novos dados, os quais te farão ver o que pode ser feito para ajudar."
Abaixo a versão original, em Inglês:
"Every diagnosis in words inhibits the brain from thinking for itself. If words say 'incurable' the situation will not be changed by saying 'curable.' But if you use your sensory ability to look, learn, listen, and touch you may find new data which will make you see what you can do to help."
Moshe Feldenkrais, The Case of Nora
Retirado, traduzido do endereço abaixo:
http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=457099450127&id=49425911452
Nenhum comentário:
Postar um comentário